Internet Marketing Para Iniciantes, alguém realmente explicou para você o que é Internet Marketing ?

Você já deve ter esbarrado com algum desses nomes ou termos, Marketing Digital, Inbound Marketing , Érico Rocha e Fórmula de planejamento/Ignição Digital, Conrado Adolpho e 8ps/Weblive, Infoprodutor, Afiliado, Copywriter, copy, Mind Set… não ?

Mas Facebook, Google, Adwords, Instagram, WhatsApp e e-mail já… tenho certeza disso !

Aviso! Se você já está estudando um pouquinho de marketing digital ou sabe que quer trabalhar com isso, fazer/ganhar dinheiro com essa atividade, então um curso que é obrigatório e gratuito é o curso Primeira Venda, onde você vai aprender tudo o que precisa para fazer vendas de uma maneira profissional, usando a internet

 

 

Mas tenha certeza que ainda tem muito mais para ver, aprender e você que está lendo esse artigo, sairá um quase expert em Internet Marketing. Pelo menos teórico eu sei que vai.

Esse artigo que resolvi escrever num super domingo de inspiração, pós festa de aniversário de meu filho, imagino que seja a inspiração ou sentimento de gratidão por poder estar hoje aqui, de boa para escrever para você justamente o que eu gostaria de ter lido quando eu iniciei nesse mundo de Marketing Digital.

Esse rapaz, chamado Érico Rocha, que é um dos responsáveis por eu entrar nesse mundo de Internet Marketing foi o corajoso que trouxe uma metodologia, Licenciada por ele para trazer para o Brasil, que pode ser considerado o divisor de águas do que é chamado hoje de Internet Marketing, guarde esse nome, Fórmula de Lançamento.

Mas antes de falar sobre o Assunto Érico Rocha e a licença do Fórmula de Lançamento, vamos aprender alguns termos importantes.

Internet Marketing, O que é ?

Não sou teórico, e como você escolheu um artigo apara iniciantes, vou falar em termos bem simples, direto e do meu jeito, o que tenho como definições de termos que de tão complexos em sua essência, simplesmente não são explicados ..rs

Bem Internet Marketing para iniciantes eu definiria como, Internet Marketing = Marketing que usa a internet como ferramenta de trabalho !

Simples ? Pois na prática é exatamente isso. Fazer Marketing, que não vou definir aqui, mas gostaria que você entendesse como Propaganda e Persuasão, utilizando os recursos disponíveis na internet.

Mas Marlon, O que é Internet afinal, eu uso, mas não sei nada de Computador, de Internet, de Zap Zap, me ajuda !

Vamos a outras definições.

O que é Internet?

Mais uma vez, trocando em miudos, Internet é um monte de computador conectado via telefone, sim, via telefone, onde, existem computadores e outros equipamentos se comunicando o tempo todo, levando informações de um lado para outro de acordo com as nossas necessidades.

O que é e-mail ?

Lembro-me quando defini e-mail para algumas crianças em um projeto social que participava mais ativamente no passado não tão distante e que antes de definir e-mail, tive que explicar como funciona o envio de carta em papel, utilizando o serviço de correio, o profissional carteiro e qual a sua função…

Você já reparou que ninguém manda mais cartas ? Só banco que faz cobranças né? kkkk

Brincadeiras a parte, ainda existem muitas pessoas que mandam cartas umas para as outras, mas é fato que os e-mails substituem as cartas no sentido de ter o mesmo objetivo e serem muito mais rápidos entre o seu envio e sua chegada. Mas para quem viveu os tempos áureos de escrever em papel de carta, ou de caderno mesmo, para alguém e esperar dias até a resposta da outra pessoa, não esquecerá jamais toda a poesia contida nesse simples ato de parar e dedicar toda sua energia para um outro alguém.

Deixa a poesia de lado, o que é o e-mail, pô !

Para nós brasileiros precisaremos de tradução para muitos termos e só pela tradução, a função se auto explica, como é o e-mail, veja :

– mail = correio ( agência que leva e traz correspondências, cartas, produtos, sedex, etc. )

– e-mail => eletrônic mail = Correio Eletrônico ( Versão digital do nosso correio )

Simples ? Sim, muito simples, no entanto existe uma estrutura fenomenal que possibilita a mensagem chegar em segundos do outro lado do mundo e qual a maneira mais rápida disponível hoje de comunicação? Exatamente, o telefone!

Por esse motivo que a internet tornou-se a grande plataforma de comunicação.

Pode ser WhatsApp, e-mail, Periscope, Facebook, todos eles não teriam essa popularidade e sucesso se fossem inventados, ou melhor, implementados há 45 anos atrás quando os computadores ainda estavam somente nas mãos das grandes empresas. Observe que para você mandar um spam hoje com apenas um clique, o mundo precisou mudar.

O mundo precisou mudar e você que está entrando nesse mundo digital, no Iternet Marketing, precisa mudar também, mudar seu Mind Set, que é a maneira de pensar, de encarar situações e pensamentos, que determinam se você fará ou não parte do grupo dos bem sucedidos ou dos desistentes.

 

venda de hospedagem

Mindset ! Nossa, mais uma palavra estranha…

 

Mindset, é o que as pessoas que serão os seus alvos, pessoas que serão seus clientes, muitas vezes ainda não têm para comprar suas idéias, propostas ou produtos e aqui começamos a entender a verdadeira função de quem está vislumbrando uma possibilidade de trabalhar com o Marketing Digital ou Inbound Marketing.

O Objetivo maior do marketing é justamente convencer uma pessoa de que ela PRECISA daquilo que você oferece e todo o processo de convencimento, já no conceito atual do marketing digital é também conhecido por INBOUND MARKETING, que foi inspirado nas manobras de um navio que embora grandioso, tem que ser estrategicamente pilotado para que chegue no objetivo final.

Então você TEM que entender de vendas, processo de vendas, ciclo de compra do cliente para ver que não adianta apenas oferecer o produto ou serviço, sem “manobrar o navio”, sem levar o seu cliente ( navio ) ao porto seguro que é o que você oferece. Isto exige de você, uma mudança de Mindset.

Mundo Offline x Mundo Online, existe uma diferença ?

Veja, o mundo offline que eu digo aqui é o nosso mundo real, que é paupável, que entendemos como existente e é onde comemos, bebemos, brincamos, brigamos, trabalhamos, lemos, aprendemos… existimos!

Mundo virtual é o mundo que tenta copiar o mundo real !

Viagem ? Não !

Observe e agora a sua visão de internet mudará e aqui está o segredo para quem quer Iniciar no Marketing para Internet.

O mundo Virtual vive tentando imitar o mundo real, provo para você nas próximas linhas.

Vírus e Antivírus ou vacina. Já ouviu falar que o computador pegou um vírus e a pessoa perdeu tudo, que deveria passar a vacina? Nós quando bebês obrigatoriamente não tomamos vacina para evitar que vírus acabem conosco?

Envio de e-mail, já expliquei acima, é a versão virtual dos correios, de envio de cartas.

Facebook e Google+, é a virtualização de nossas relações com pessoas que conhecemos, como: amigos, conhecidos, colegas de trabalho, familiares… Sempre estamos “dando um alô”, mandando fotos, elogiando, criticando, discutindo assuntos, muitas vezes brigando em “bate boca” por opiniões divergentes…

O que tem de diferente hoje na internet que temos no mundo virtual que somente exite nele e não é cópia do mundo real ?

Até ir à locadora de filmes foi imitado… Se bem que quem tem netflix mudou um pouco o conceito de aluguel de filmes, mais uma mudança de mindset, que claro, não citei à toa…rs

netflix - internet marketing para iniciantesNetflix !

Antigamente íamos até a loja locadora de filmes e tínhamos um prazo para assistir o filme alugado e devolver para a loja. Muitos anos isso foi o conceito de popularização e poder de escolha do cliente. Vou ao cinema ou vejo em casa quantas vezes eu quiser ?

Mas ainda era apenas 1 filme.

Hoje com a Netflix, você tem acesso a TODOS os filmes da locadora e durante um mês você pode assistir quantas vezes puder/quiser, quaisquer um dos milhares de filmes disponíveis…

Sem internet isso seria possível ?

O que quero mostrar aqui é a mudança de Mindset mais importante que quem deseja entrar nesse mercado deve enxergar, a ESCALA !

Porque escala é tão importante?

Ainda utilizando a netflix como exemplo, uma locadora de filmes tem um raio de atuação que não se expande se não houver multiplicação de lojas e isso limita o lucro possível para esse empreendimento.

Quando falamos de internet, acabam-se os limites físicos para seus negócios e pensando que temos milhares de pessoas conectadas à internet, que são exatamente as mesmas que compram no mundo real, passamos a entender que temos a possibilidade muito mais factível de atingir muito, mas muito, mas muito mais pessoas. Vide Netflix que cresce exponencialmente em todo o mundo.

E o seu negócio, pode expandir exponencialmente como a netflix ?

Para isso você pode considerar duas coisas já faladas aqui:

1) O seu Mindset está preparado para crescer exponencialmente ? A primeira resposta sempre é sim, mas nem todos sabem o caminho que devem percorrer para isso.

2) O seu produto é digital ? para empreender em grande escala você precisa de uma estrutura que comporte tal crescimento, o que no mundo real, não temos muito como fugir da limitação física, mas se for algo virtual, nem o céu é mais o limite,rss. Você pode crescer sim.

Estou gostando e estou preparado …

Existem vários investimentos a serem feitos e isso deve estar no seu radar.

Tempo em capacitação. Esse é o investimento que mais vai ser exigido de você caso queira estar nesse mundo do interent marketing. Mesmo você tendo condições de pagar pelos serviços que podem ser terceirizados, se você quer crescer, deve investir na capacitação pessoal, desenvolvimento pessoal e de gerenciamento de negócios, aprender como lidar com o retorno de muitas pessoas e suas peculiaridades…

Sozinho não dá !

Ledo engano de quem acredita que consegue fazer tudo. Isso acontece quando você está numa escala suportável, mas quando você cresce de verdade, terceirizar muita coisa dita como operacional será obrigatoriamente terceirizada. Mas pense nisso mais para frente, agora que está no início, basta entender que ninguém sobrevive sozinho !

Voltando para o papo de iniciante …

Eu enfatizei bastante o nome Érico Rocha, pois foi por meio dele que entrei nesse mercado e me considero privilegiado por um lado que é conhecer o TODO, conhecer o processo, os porquês, tudo que dá resultados grandiosos que devido à escala, a possibilidade de ganhos também são grandiosos.

Entender que algo que custa R$ 50,00, pode ser multiplicado por 1.000 num simples clique com envio de e-mails é muito fácil e matemático, é tangível e de entendimento simplificado, por isso comprei a idéia de imediato. Aliás se você está lendo este artigo, é porque já imaginou ou entendeu isso também.

Mas o que eu gostaria de ter ouvido é que para convencer 1.000 pessoas a comprar… existe um caminho longo !

Quer dizer, o caminho não é tão longo assim, mas exige tempo, dinheiro e para chegar nos algos ganhos, você tem que investir, entender que isso é necessário e se você não está preparado para crescer … não conseguirá !

Não estou colocando limites no seu caminho, estou colocando apenas etapas que devem ser alcançadas para que você tenha real noção e conhecimento do que se faz necessário para atingir o objetivo grandioso alcançável.

 

Não quero tornar esse artigo que foi pensado para iniciantes algo maçante e extenso, como já está, por isso, essa discussão e esclarecimento, deixarei para outra oportunidade.

Hospedagem

Mini Glossário do Marketing Digital:

Vou explicar aqui nessa sessão, bem objetivamente, alguns nomes que fazem parte do dia-a-dia de quem trabalha com Marketing Digital ou internet marketing e não quer ficar perdido, à deriva no mar de informações que é a internet. Vamos lá:

* Érico Rocha e Fórmula de Lançamento da empresa Ignição Digital : Érico Rocha, garimpou muitas ferramentas de marketing, fez sua história buscando cursos e capacitação pelo mundo e investiu suas fichas no licenciamento aqui para o Brasil do Launch Formula criado pelo Jeff Walker, aqui chamado de Fórmula de Lançamento, e por anos, utiliza todo conhecimento do fórmula para vender milhões em menos de sete dias, ensinando exatamente esse modelo de fazer negócios que utiliza a internet para ganhar escala.

Muitas pessoas são bem sucedidas utilizando dessas técnicas. Muitas ficam pelo caminho por justamente não se prepararem para o crescimento, consistente e ético e simplesmente somem do mercado. O Brasil ainda é um local onde muita coisa pode ser explorada e sem dúvida é real e factível para todas as pessoas que querem alavancar mais vendas em curto período de tempo.

* Conrado Adolpho e 8Ps: Conrado é outro expoente do Marketing digital, mas que trabalhou anos e anos na área de Marketing no mundo offline. Por isso pegou o fórmula e consegue aplicar tão facilmente seu conhecimento do marketing “normal” potencializado na internet. Leitor de inúmeros livros e por ter extrema inteligência e abstração para mudanças de mindset, muitas vezes é visto como concorrente do Érico Rocha, por ter resultados financeiros também impressionantes.

Assim como o netflix, hoje o conrado tem em um de seus produtos que também é passar investimento, uma mensalidade que dá acesso a conteúdos do iniciante ao avançado de como aplicar o marketing digital nos dias de hoje. Sem dúvida, hoje entendo que tem o melhor custo x benefício para quem está sedento e precisando de conteúdo e entender processos envolvidos no marketing digital.

* Infoprodutos : Eu traduziria essa palavra estranha como PRODUTOS DE INFORMAÇÃO, que podem ser e-book ( livro virtual ), cursos, vídeos, tickets de acesso, grupos para distribuição de informações afins ( chamado de área de membros ), aulas online.

Isso geralmente é o que é vendido de maneira que possa se ganhar escala, mas consultorias, vendas de produtos físicos também são vendidos da mesma maneira, limitados pela impossibilidade de escala.

* infoprodutores : Aqueles que criam infoprodutos.

* Afiliados : é uma espécie de vendedor, mas que no mundo virtual, na internet, pelo fato de existirem controles automatizados, principalmente pensando no ciclo de compra do consumidor final, são pessoas que indicam produtos de info produtores e recebem uma bonificação caso a compra se concretize.

Assim como você indica um bom filme para seus amigos e conhecidos, você pode indicar bons e-books, bons cursos ou palestras veiculadas na internet. É uma modalidade bem interessante que elimina o tempo e necessidade de produzir, manter, dar suporte de algum produto.

Muitas pessoas trabalham como afiliados e têm ganhos também consideráveis. Mesmo Info Produtores, são afiliados de outros produtos que não são do seu foco. Exemplo: Eu Ensino sobre como Controlar e Eliminar a Ansiedade e tenho meus alunos e admiradores do meu trabalho. Meus Clientes, São pessoas comuns que podem ter filhos e precisam aprender como lidar com seus filhos adolescentes, outros que gostariam de fazer tatuagens, outros que gostariam de aprender a usar o Instagram com o objetivo de fazer negócios…

São as mesmas pessoas, potenciais consumidoras de infoprodutos diferentes, porque não indicar ? é onde o produtor vira afiliado também.

* SEO : De todos os info produto

 

*** continuo em breve ! ****

 

enquanto isso, leia sobre alguns reviews que escrevi sobre produtos e ferramentas utilizadas no marketing digital:

Ferramenta para envio de e-mail Sendinblue : sendinblue para brasileiros

Automação de marketing com a ferramenta considerada a melhor do mundo : Curso Marketing Automation com ActiveCampaign

Curso de vídeo para internet : Curso Video Marketing 3Xa

Facebook e fanpage : Fanpage Vendedora 2.0

Periscope ou periscope.tv e Ana Tex : Curso Periscotex

Geração de Tráfego para seu site: Curso Geração de Tráfego

Summary
Review Date
Reviewed Item
Internet Marketing Para Iniciantes
Author Rating
51star1star1star1star1star

Pin It on Pinterest

Shares
Share This