Mailin Sendinblue, o poder em suas mãos !

Mailin é tudo o que você precisava para enviar e-mails direto do seu site/sistema que está na web e ainda ter as estatísticas que precisa para ter um acompanhamento profissional para somente então, poder calcular o seu ROI ( Retorno Sobre Investimento.

Mas Afinal de contas o que é isso ?

Primeiramente indico você conhecer o artigo sendinblue para brasileiros, para que estejamos alinhados sobre o que é o sendinblue, seus objetivos e funcionalidades para que o texto abaixo faça sentido e tenha um melhor entendimento. 

Mailin é uma biblioteca, que contém uma api do sendinblue para que possamos integrar nosso site ou sistema ao CRM e automação de marketing contido no sendinblue.

Vamos entender melhor… 

Quando temos uma ferramenta de envio de emails, um sistema, geralmente nos atemos em enviar emails somente. Mas com a sofisticação presente nesse tipo de sistema, temos estatísticas, controle de envio/recebimento, abertura e cliques, tempo de abertura x número de cliques, uma série de informações que quando comparamos com o que temos hoje no gmail ou outlook por exemplo, nos sentindo num quarto escuro, sem saber o que está acontecendo.

Pois bem, o Sendinblue, nos possibilita compartilhar toda sua infraestrutura, ter todas as estatísticas se utilizarmos o seu smtp ( Send Message Transfer Protocol ) , que trocando em miúdos, é o canal de saída de e-mails.

 

mailin sendinblue newsletter

 

Porque usar smtp do sendinblue, qual a vantagem ?

Quando utilizamos esse SMTP, pelo fato de ter a assinatura dessa empresa que trabalha com isso, implementa todas as normas anti-spam, trabalha para que os e-mails saídos por eles tenham uma credibilidade alta em relação a ser ou não spam, quando enviamos nossos e-mails por ele, emprestamos sua autoridade no assunto.

Imagine você que tem um sistema CRM que envia e-mails para seus clientes, sejam e-mails de e-commerce, aliás ele se integra perfeitamente com lojas virtuais como prestashop ou woocommerce, sejam e-mails de sistema próprio. 

Tudo isso aumentando a relevância e credibilidade e seus e-mails chegando na caixa de entrada do cliente ? Creio que seja um bom argumento, pois a briga pela caixa de entrada dos clientes é intensa e por muitas vezes, difícil de ganhar.

Como fazer isso, o mailin possibilita o envio de e-mails e acesso a infra estrutura do sendinblue ?

A resposta é sim !

Integramos nossos sistemas com a sendinblue peliela interface, api ( Aplication Program Interface ), por meio da mailin. Que nada mais é que uma biblioteca de programa, ou melhor, uma série de funções e funcionalidades que nos permite acessar toda a infraestrutura de forma programática.

  • Temos acesso à campanhas que foram criadas e até mesmo criá-las
  • Podemos criar novos contatos, colocá-los em listas, descadastrá-los
  • E principalmente enviar e-mails para eles

Sem contar o acesso a todos os dados de acompanhamento para gerar novos relatórios, alimentar BI ou outra ferramenta qualquer de controle. Tudo isso e muito mais é possível obter, principalmente histórico da mensageria, saber todo o comportamento de relacionamento do cliente com os e-mails enviados.

Todas as funcionalidades da sendinblue são acessíveis por essa interface, com a liberdade de criarmos a nossa interação com os clientes e assim, utilizarmos dessa possibilidade de controle uma ferramenta fantástica para o bom relacionamento com eles.

E a parte técnica do mailin ?

Bem, o artigo não é técnico, no entanto você deve estar curioso, assim como eu fiquei, em saber como podemos acessar mais informações para implementação.

Então vou dar o caminho direto para a fonte!  Acesse esse endereço https://apidocs.sendinblue.com/?ae=283

você terá todos os recursos, como utilizar com exemplos de implementação e tudo que precisa para entender a parte da implementação.

Dedique algum tempo para entender exatamente como funciona, pois existem conceitos padrão que não será difícil de entender, como envio e recebimento de e-mails por exemplo, mas também existem conceitos de webhook, trigger marketing, autenticação e automação que pode ser bem específico desta plataforma e requer um entndimento maior.

Sendinblue e WordPress

Sim, é totalmente integrado com o wordpress, mas isso você já tem “mastigado” com o plugin para wordpress chamado também mailin. 

Se você tem o site já desenvolvido em wordpress e precisa fazer essa integração, acesse esse link https://br.wordpress.org/plugins/mailin/

E o poder do mailin onde está ?mailin sendinblue smtp

Você conhece um fantoche, aqueles bonecos que são usados no teatro ? 

Como ele funciona? Colocamos nossas mãos por dentro deles e a partir daí ele faz exatamente o que nós queremos… Ele se movimenta para a esquerda, para a direita, abre e fecha a boca… TUDO de acordo com a nossa vontade.

Agora trazemos para nosso contexto.

Sendinblue, um SUPER sistema gerenciador de e-mails, com uma autoridade respeitável, que envia milhões de e-mails todos os dias, tudo isso sendo o seu fantoche, é bom ?

É exatamente isso que o mailin te proporciona. Transformar o sendinblue, um fantoche com total controle em suas mãos.

Mailin é o poder !

 

Compartilhe este artigo com mais pessoas, dê o poder para elas também ! 😉

 

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Mailin Sendinblue
Author Rating
51star1star1star1star1star

Pin It on Pinterest

Shares
Share This