Marketing Digital pode ser usado na educação?

O uso do Marketing Digital não tem limites! Apesar disso muita gente limita a própria visão ou não procura se aprofundar ao analisar o potencial que essa magnífica ferramenta tem.

Se partirmos para o campo da educação, onde o cliente na verdade não é um comprador, mas sim um aluno, e que o serviço da instituição de ensino não é um produto, mas uma experiência de evolução pessoal e profissional, encontramos um desafio na aplicação do Marketing Digital.

Desafio aceito! As perguntas que vamos abordar nesse artigo abrangem os seguintes aspectos:

Como podemos usar o Marketing Digital para melhorar a experiência do aluno com a instituição de ensino?  

A integração dos pais ou responsáveis com a evolução de seu filho ou tutelado, pode ser melhor aproveitada com o uso do Marketing Digital?

E o acompanhamento dos estudos e/ou resultados durante o curso, é possível ser aprimorado com o Marketing Digital?

Marketing Digital para a Instituição de Ensino

Sabemos que hoje em dia as pessoas passam boa parte do dia conectadas à internet, e esse é o principal motivo pelo qual as empresas ou instituições de ensino que possuem uma boa presença digital se destacam das que não tem.

Também é de conhecimento geral que existem instituições de ensino que possuem uma estratégia visionária, aplicando métodos de ensino modernos voltados cada vez mais para a qualidade dos alunos que “produzem” e não apenas ao conteúdo ensinado.

O sucesso pleno depende desses dois fatores! Pois não adianta nada uma Instituição investir pesado em presença digital, mas possuir um método de ensino ultrapassado que não fideliza o aluno ou seus tutores.

E também não tem resultados plenos, aquela instituição que tem o método mais avançado e moderno de ensino, se as pessoas não têm conhecimento de sua existência.

Logo, podemos concluir que a combinação de investimentos nas duas áreas, tanto na capacitação de professores e profissionais em um método moderno e envolvente de ensino, quanto na divulgação dessa instituição, de seus métodos e resultados, tem um efeito massivo no sucesso de tal instituição.

Educação à distância (EAD), uma tendência antiga

O EAD (Educação à distância), apesar de ser uma tendência dos últimos anos, surgiu no século passado.

Era utilizado por instituições de ensino para atender alunos que por algum motivo não podiam frequentar uma sala de aula.

Hoje é um método sólido utilizado pelas maiores e melhores instituições de ensino (principalmente de ensino superior) do Brasil.

Tem conquistado diversos adeptos, pela flexibilidade de horários, facilidade de acesso e conteúdo programático cada vez melhor desenvolvido.

O conteúdo utilizado é desenvolvido em diversas mídias (vídeos, infográficos, apostilas, palestras online e presenciais, entre outras) e avalia seus alunos geralmente com exames presenciais e trabalhos didáticos com exigência na utilização de normas da ABNT. Além de atividades culturais comprovadas.

E o Marketing Digital tem sido extensivamente utilizado por essas instituições para divulgar, tanto a metodologia utilizada, quanto os resultados obtidos por seus alunos.

Marketing Digital para pais e alunos

Algumas ações de Marketing Digital que podem ser utilizadas por uma instituição de ensino para obter melhores resultados com os candidatos a alunos:

  • Conteúdo Programático: Desenvolver mídias diversas para engajar os alunos é uma ótima solução! Infográficos, vídeos, artigos. Para isso é importante estudar a fundo os resultados que as ações evolutivas da Instituição têm obtido junto aos alunos. Dessa forma, fica mais fácil descobrir qual conteúdo tem potencial de engajamento amplificado entre os potenciais alunos.
  • Pré-vestibular: Prepare exercícios e simulados que se assemelhem ao vestibular que o candidato irá realizar. E todo candidato que se inscrever no vestibular ganha acesso a esses simulados.
  • Cursinho gratuito: Ofereça a esses candidatos algumas aulas gratuitas com conteúdo voltado ao vestibular. Grave aulas com métodos de memorização e técnicas que ajudem os candidatos a obterem o melhor resultado em sua prova de vestibular

Conteúdo voltado aos pais também devem ser considerados. Uma dica é transformar os diferenciais da instituição de ensino em conteúdos facilmente consumíveis como eBooks e vídeos explicativos.

E durante o curso do aluno, oferecer uma plataforma de acesso aos pais onde seja possível acompanhar o desempenho de seus filhos é uma ótima ideia. Mas também é possível inovar nesse quesito.

Notas e presenças são dados que, apesar de importantes, hoje em dia não passam de obrigação divulgar aos pais.
E aí que entra a questão empreendedora da instituição de ensino. Que outras informações ela pode disponibilizar aos pais?

Considerar a integração dos pais com os alunos em atividades extra curriculares pode ser uma ótima tática!

Uma análise comportamental do aluno, ou alguma outra informação onde o envolvimento dos pais junto com ações da instituição de ensino possam extrapolar o lugar comum encontrado pela maioria das instituições, também pode ser inovador e obter ótimos resultados.

E aí depende da metodologia de ensino utilizada pela instituição.

Conclusão

Empreendedorismo Digital Também é a arte de encontrar esses “gaps” nos serviços e produtos oferecidos por sua empresa, organização ou instituição e encontrar a melhor solução utilizando a internet como ferramenta, tanto de divulgação quanto de aprimoramento do resultado que você entrega.

Dessa maneira, podemos afirmar que o Marketing Digital pode e deve ser usado, não apenas no setor de educação, mas em qualquer segmento de mercado.

Pedagogia Empreendedora, uma ideia visionaria no setor de educação 

Metodologia de ensino moderna e visionária, a Pedagogia Empreendedora vem obtendo cada vez mais adeptos, tendo seu projeto piloto implantado em 2002, nas cidades de Japonvar no norte de Minas Gerais e em Belo Horizonte.

Projeto criado por Fernando Dolabela, é focada em estimular a capacidade dos alunos em suas escolhas sem influenciar suas decisões, com a intenção de formar cidadãos empreendedores.

Não tem seu objetivo apenas na formação de alunos que futuramente serão empresários. Independe da área de atuação que os alunos escolherem para seu futuro.

A ideia é que tenhamos uma geração que possa ter visão e ações empreendedoras em qualquer ramo de atuação.

error: Content is protected !!

Pin It on Pinterest

Shares
Share This